segunda-feira, 25 de maio de 2015

O que penso acerca da Maçonaria




A primeira coisa que desejo dizer é que lamento profundamente o fato de muitos irmãos se deixarem levar pelo brilho deste mundo e pela sedução dos mistérios e do poder. A Maçonaria não deixa de ser um exemplo perfeito destas armadilhas diabólicas. Entretanto, também afirmo que a melhor coisa a fazer pelos maçons é orar por eles, nos termos que a Palavra de Deus ensina quanto aos que estão totalmente cegados pela ação direta do inimigo: E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em cuja vontade estão presos (2Tm 2.24-26 – grifo meu).

É bem verdade que a Maçonaria se arroga como sociedade benemérita, e vê-la assim não é de modo algum errado. Contudo, em que pese todo o benefício que a Maçonaria proporciona com suas boas obras, a filosofia que está por trás dessa organização conflita direta e inescapavelmente com a Palavra de Deus. Não tenho como esgotar o assunto aqui, mas basta considerar o fato de que os maçons são exortados constantemente, a cada grau a que são guindados nos vários ritos da Maçonaria, a transformarem o mundo por meio de seu conhecimento secreto e das obras de caridade. Nada tenho contra os maçons não cristãos, mas não dá para entender como aquele que conhece a Palavra de Deus e tem comunhão com o Deus da Palavra possa submeter-se aos rituais, votos e objetivos de uma organização que se declara ser a verdadeira luz que transformará o mundo e redimirá o homem. Ora, essa tarefa já foi feita pelo Único Criador do Universo (e não meramente seu arquiteto), pelo Único Deus verdadeiro, o Senhor Jesus, o qual, incrivelmente, na ordem maçônica, está no mesmo nível de Confúcio, Platão e Maomé, entre outras seis personagens da história humana (conforme as nove colunas, segredo de um dos graus do Rito Escocês, Antigo e Aceito). O único fato que justifique a adesão de cristãos à Maçonaria está nas inegáveis vantagens materiais, nas honrarias e nos muitos privilégios exclusivos que os maçons garantem a eles mesmos. A ideia de que o maçom é humilde e sem ambição é conversa fiada pra fazer profano dormir (profanos são os não maçons, segundo eles, é claro).

Já estou até ouvindo os crentes maçons dizerem que muito pouco sei acerca da Maçonaria, o que não deixa de ser verdade. Meu conhecimento do assunto vem de longa e antiga pesquisa literária, amizades e de envolvimento pessoal com alguns maçons, dentre os quais aqueles que instaram comigo para que eu fosse iniciado. Mas ainda que tudo que eu soubesse sobre a Maçonaria se baseasse apenas nos muitos livros que li, a acusação de ignorância não se sustentaria.
Até hoje, nenhum cristão que leva a Palavra de Deus a sério e que tem vida no altar do Senhor publicou um livro sequer defendendo a Maçonaria e refutando os vários livros evangélicos que denunciam suas práticas ocultistas. Se, como alguns maçons alegam, tudo que foi publicado é "lenda", então por que eles mesmos não esclarecem tudo? A Bíblia diz que o filho de Deus anda na luz e que ela, a luz, mostra a verdade publicamente e sem medo. Os maçons se dizem iluminados pela “verdadeira verdade”, mas mantêm segredos a base de juramentos mortais e escondem o que aprendem e fazem na Loja Maçônica. Agem bem ao contrário do que ensinou o Senhor Jesus: O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados (Mt 10.27).

Não tenho o direito de julgar o irmão que aceita fazer parte da Maçonaria, até porque essa, como qualquer outra decisão, vai depender da consciência, pois cada um responde por si diante do Senhor Deus (Rm 14.12). Quanto a mim, confesso que ponderei aceitar o convite que me foi feito insistentemente por alguns cristãos maçons, mas, após muita oração, resolvi que NÃO ME LIGARIA a tal sociedade. Enumero, resumidamente, minhas principais razões:

1. Não preciso dela para ser aperfeiçoado como ser humano, uma vez que, para isso, tenho a mais perfeita e absoluta ferramenta elaborada diretamente pelo próprio Criador, a Palavra de Deus: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil  para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus  seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2Tm 3.16,17).

2. Não me submeteria a ser chamado de “profano em busca de luz” (conforme o ritual de iniciação para o grau de Aprendiz), uma vez que o próprio Senhor Jesus declarou que sou luz do mundo e sal da terra, isto é, como porta-voz do Evangelho eu é que tenho as respostas para os dilemas do ser humano, não a Maçonaria. Aliás, é meu dever como seguidor de Jesus deixar isso extremamente claro, tanto por palavras quanto principalmente por obras:
Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia  para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. (Mt 5.13-16 – grifos meus).
[...] para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo [...] (Fp 2.15 – grifos meus).




3. Não me sentiria leal a meu Salvador, o Senhor Jesus, pois na ordem maçônica, Ele é igualado em todos os sentidos a outros líderes religiosos ou filósofos. Nas palavras de um de seus principais mentores (Pike), Jesus não é o único a levar à verdade. Ora, todo cristão sincero sabe muito bem que Cristo é o único e exclusivo Salvador, Redentor e Caminho para Deus, sem absolutamente nenhum outro paralelo neste mundo ou noutro: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6 – grifos meus). E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (At 4.12 – grifos meus). Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse  que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (Fp 2.9-11 – grifos meus).

4. Não almejo os benefícios que a Maçonaria confere a seus integrantes, a saber, prestígio, poder, favorecimentos (inclusive com injustiça contra não maçons) e a solidariedade dos iludidos com os encantos deste mundo. Prefiro fazer como ensinou o Mestre, acomodando-me às coisas humildes, pois: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mc 8.36 – grifos meus). Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. (Lc 12.13-15 – grifos meus). A seguir, o Senhor contou a Parábola do Rico Insensato, que assim termina: Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus (Lc 12.20-21 – grifos meus).

Espero que você pondere sobre essas coisas e tire sua conclusão somente à luz da verdadeira luz, o Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador.
s com os encantos deste mundo. Prefiro fazer como ensinou o Mestre, acomodando-me às coisas humildes, pois: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mc 8.36 – grifos meus).
Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. (Lc 12.13-15 – grifos meus). A seguir, o Senhor contou a Parábola do Rico Insensato, que assim termina: Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus (Lc 12.20-21 – grifos meus).

Espero que você pondere sobre essas coisas e tire sua conclusão somente à luz da verdadeira luz, o Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador


40 comentários:

  1. Parabens muito boa a exposicao e bom quando vemos pessoas de expressao com posicionamento na _contra mao destes hipocritas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo posicionamento reverendo, sua iniciativa de escrever a respeito desse assunto só fortalece nós membros da igreja de Cristo, que não compactuamos com nenhuma sociedade secreta igual a essa, louvo a Deus pela sua vida, pelo programa Vejam Só, e sempre te dou a força: nunca aceite um convite para se ingressar nessa Ordem diabólica! Deus abençoe, paz e graça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe de nada inocente. Como você pode afirmar alguma coisa de um assunto que você não conconhece. Quem te falou que é uma Ordem diabólica? Só os iniciados sabem exatamente do que se trata. Se você não é iniciado você não sabe do que se trata. É muito feio criticar uma coisa que não se conhece.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. É diabólica tbm seu animal. Se vc nega isso, vc é q não sabe de nada.

      Excluir
    4. É diabólica tbm seu animal. Se vc nega isso, vc é q não sabe de nada.

      Excluir
  3. Não precisamos conhecer tanto a maçonaria, basta conhecer a Biblia e e saber de alguns por menores dessa organização secreta que veremos o que ela e.Na minha opiniao é mais uma seita disfarcada de fraternidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também não sabe de nada. Então, não emita opiniões sobre assuntos que não conhece. Você está julgando uma Ordem composta por homens de bem apenas por conhecer alguns pormenores, e quem te garante que esses pormenores são corretos?

      Excluir
  4. Concordo em partes, vamos a alguns fatos rsrrs ..
    A Bíblia(caricatura) tem seu início com antigos contos da Suméria
    é só pesquisar e observar as similaridades entre os contos de Gilgamesh por exemplo
    a grande pedra de toque dos evangélicos é não admitir o conhecimento oculto, por que não é disponível a todos... achar que o Anticristo é o ban ban, sem conhecer o vínculo da "Nova Ordem Mundial" a uma "conexão reptiliana" obs. minha!!!) é desconhecer a escatologia plena e não dar atenção ao próprio destino que prenuncia sombrio.. A Maçonaria e outras Sociedades Secretas sabe muito, mas..não se abrem ao profano..(ainda continuo profano, quanto também apostata do sistema denominacional) sou um mero telespectador e pesquisador.. O que me impressiona e a teologia do arrebatamento secreto, inflamada por um maçon no passado rsrrs) servir de escora e escapismo para os crentes sem compromisso só oba oba... o gado a ser marcado será infelizmente muito numeroso.. E diante de novas realidades "ocultas" por um tempo, o véu será removido e a triste realidade será manifesta. Pelos dois lados, entre o grande desapontamento e a ausência de novas retóricas.. O fim dos temp(l)os... O tempo dirá.... Sydemy Junior

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor Jesus.
    Sempre que posso assisto seu programa eu e minha esposa. os temas são muito bons, os convidados são irmãos conhecedores da palavra e do tema em pauta. Pastor Eber; Eu abri uma bíblia com 49 anos,sou fruto de muita oração mais de vinte anos,aceitei Jesus e me batizei em outubro 2011. Jesus fez muitos milagres na minha vida, transformou minha vida, hoje sou presbítero e vivo trabalhando na obra congrego na igreja Assembleia de Deus Ministerio de Bage (Semeadores do Evangelho) na cidade de Bage Rs. conto um pouco do meu testemunho no meu blog (paulomunhos.blogspot.com.br) com o titulo Fruto da Oração. um Abraço... Deus Abençoe...

    ResponderExcluir
  6. Verdadeiras palavras, o senhor fez uma otima escolha.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de sua explicação e argumento e principalmente de sua decisão, mas o que não entendo é o Senhor dar espaço para os maçons falarem e divulgarem seus livros no seu programa pastor. Gostaria de te ouvir sobre isso.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de sua explicação e argumento e principalmente de sua decisão, mas o que não entendo é o Senhor dar espaço para os maçons falarem e divulgarem seus livros no seu programa pastor. Gostaria de te ouvir sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, a paz!
      Que eu saiba, nenhum maçom divulgou livro no Vejam Só! Entretanto, se você puder me ajudar, evitaremos que isso se repita.

      Excluir
  9. ou o Diabo cegou definitivamente os olhos de seu ENTENDIMENTO (esses chamados cristao na maconaria) ou querem PROVOCAR A IRA DE DEUS sobre eles : estou perplexo...

    ResponderExcluir
  10. O Reverendo Éber deu apenas um pequeno parecer do que ele sabe sobre o assunto mas para bom entendedor meia palavra basta Faltou apenas ele citar (Efésios cap 5 vers 11 ao 16) porém nas entrelinhas ele deixa claro MO deles

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Éber pelo tema, assisto seu programa todos os dias, sou seu admirador , e a respeito do Tema, acho que as coisas de Deus são transparentes e verdadeiras, e o fato de uma seita ou religião ou sei la o que e realmente a maçonaria ser as escondidas sem transparência, pra mim não cheira bem, prefiro seguir e servir a um Deus transparente onde esta aberto ao todos os seres humanos do mundo, onde seus mandamentos e ensinamentos estão em um livro ( a Bíblia) aberto com livre acesso a todos, e onde os cultos a este Deus são de portas abertas,as coisas escondidas não pertence a Deus, e sim ao Diabo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Éber pelo tema, assisto seu programa todos os dias, sou seu admirador , e a respeito do Tema, acho que as coisas de Deus são transparentes e verdadeiras, e o fato de uma seita ou religião ou sei la o que e realmente a maçonaria ser as escondidas sem transparência, pra mim não cheira bem, prefiro seguir e servir a um Deus transparente onde esta aberto ao todos os seres humanos do mundo, onde seus mandamentos e ensinamentos estão em um livro ( a Bíblia) aberto com livre acesso a todos, e onde os cultos a este Deus são de portas abertas,as coisas escondidas não pertence a Deus, e sim ao Diabo.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, Pr. Heber pelo comentário. É lamentável, no entanto, que irmãos da Igreja Presbiteriana Independente, especialmente pastores, passem "por cima" do estatuto da denominação, igorando-o, no decorrer de suas vidas cristãs em nome da filiação na Maçonaria,Rosacruz e outras sociedades similares a estas. Há pastores da IPI que contam gloriosamente as origens da denominação, nas comemorações do aniversário da igreja, porém às escondidas frequentam lojas maçônicas, desprezando (ignorando) suas origens denominacionais e, por conseguinte, sua história. Uma pena! Antônio.

    ResponderExcluir
  14. Deus é Deus o resto é baal, muitos querem atender seus caprichos, criando novos deuses, aparentando piedade, mas negando a eficácia da mesma, destes afasta-te, não ameis o mundo nem o que no mundo há, porque aquele que ama o mundo o amor do Pai não está nele, os que querem ser visto pelos homens é pura hipocrisia, Deus é Deus mamom é as riquezas, posição, luxúria, leva tudo pro inferno.
    Paz!

    ResponderExcluir
  15. Toda verdade incompleta (no sentido pleno da palavra), na verdade é uma mentira; e, como sabemos, quem é o pai da mentira? Paz!

    ResponderExcluir
  16. Sobre a Maçonaria, penso igual. Entende bem sobre o assunto quem foi "vítima" de algumas sociedades secretas:intimidação, humilhação, depreciação, desvalorização humana, invasão de privacidade, desrespeito à pessoa, entre outros ítens. Levam o ser humano ao sentimento de total desvalorização. Entende bem sobre isso quem recebeu tais ataques. Verdadeiramente é ação anti-cristã, Jesus jamais agiria assim. Agradeço as suas explicações. Luz Nunes.

    ResponderExcluir
  17. Rapaz, eu tinha um pastor, o mesmo já faleceu mas era ex-marçon. Eu tinha muita intimidade com ele. Certa vez, ele me mostrou a carteirinha dele, salvo engano ele foi grau 32 ou 33. Aí perguntei algumas coisas sobre a maçonaria a ele, mas ele não dizia. Mas perguntei a ele se era de Deus, se era um lugar que eu como Cristão poderia participar, ele prontamente respondeu que não!
    Perguntei a ele so re aquele testemunho do "tio Chico" que se diz ex maçon. Ele me respondeu: olha, não é coisa para crente não, mas aquele camarada nunca enteou em uma maçonaria não, tudo mentira o que ele fala.

    ResponderExcluir
  18. Resido em uma cidade onde o poder esta nas mãos de pessoas ligadas às maçonarias a décadas. Muitas décadas. O que vemos aqui é muito difícil . Temos na cidade muitas igrejas evangélicas graças a Deus. Mas não é fácil ver o que é feito a nível de gestão pública. E nada acontece. Pode-se fazer a piores denuncias com provas que se vira réu. E eles continuam no poder.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Eber, pelo excelente assunto. Cristão ou pastor não precisa disso para a nossa vida religiosa é lamentável ouvir dizer que crente ou mesmo até pastor está envolvido nisso.
    Parabéns também pelo programa assim que posso eu assisto.

    ResponderExcluir
  20. A VERDADE É QUESTÃO DE ESCOLHA: VC ENTRA NO TITANIC OU NA ARCA DE NOÉ.VC DECIDE.

    ResponderExcluir
  21. Eu sabia que a Maçonaria não era opção para um verdadeiro cristão, mas não sabia explicar o porquê, esse texto foi bem esclarecedor. Grato.

    ResponderExcluir

  22. Saudades Ebermito!
    11 anos após a lendária entrevista " O cristão e a maçonaria " em certa época assistia a gravação todos os dias à noite. Foi um marco uma lenda ainda viva em nossa vida exemplo de coragem e martírio pela fé verdadeira. Amamos vocês. A carreira ainda não acabou. Força.

    ResponderExcluir
  23. http://www.previnasedamarca.com/arquivo.php?recebe=materia/maconaria/16/16.html

    ResponderExcluir
  24. porque todos os templarios tinham parte nessa ordem.?

    ResponderExcluir
  25. Gilmar Cestaro, já que você conhece tanto assim, exponha o que nós não conhecemos.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns reverendo Eber, uma exposição do tema que nos traz edificação!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Irmão muito bem colocado.

    ResponderExcluir
  28. Embora tenha entendido perfeitamente a sua posição pessoal não consigo entender a aceitação do dito cristão maçon sem a devida disciplina da liderança a qual ele pertença. A sua presença no meio cristão é danosa pois é carregada de heresia plenamente admitida. Um pentecostal não é aceito entre os chamados tradicionais porque entendem que essa pessoa vai trazer prejuízo doutrinário para tal igreja, mas um maçon é admitido como um cristão normal. Dois pesos e duas medidas com relação a disciplina doutrinária para cada um. Relativismo, ou mesmo hipocresia.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns Rev. Quem está cego sempre acha que está no caminho certo, não só os marçons estão cegos, mas tem muitas gestes por aí que estão. E Jesus abre os olhos de quem Ele quer. Se lá fosse tal bom assim porque eles não mostra um único milagre. Nas igrejas evangélicas existem muitos milagres. O tempo dirá quem realmente são eles. Que Deus Criador dos céus e da terra e de todas as coisas nos proteja das obras maligna. Em Nome de Jesus.

    ResponderExcluir